Na Integrare, todos os atendimentos — independentemente da especialidade — passam por supervisão clínica. Isso significa que cada caso conta não apenas com a dedicação do profissional responsável, mas também com o suporte de outros especialistas da equipe. Essa prática possibilita um olhar ampliado e plural, em que diferentes perspectivas, experiências e ideias se encontram para enriquecer tanto a avaliação quanto o acompanhamento de cada paciente.
A supervisão garante maior qualidade e segurança no processo terapêutico, oferecendo respaldo técnico ao profissional e, ao mesmo tempo, mais cuidado ao paciente. O diálogo constante entre os membros da equipe favorece a construção de estratégias personalizadas, respeitando as singularidades de cada pessoa e assegurando um atendimento mais completo, ético e humanizado.
Na prática, isso significa que o paciente não é visto apenas por um profissional, mas acolhido por uma rede de saberes que se complementam e colaboram entre si, promovendo resultados mais eficazes e consistentes.
Além da supervisão clínica, na Integrare realizamos reuniões transdisciplinares de forma sistemática. Nessas reuniões, cada especialista da equipe contribui com seu olhar e sua experiência, ampliando a compreensão sobre cada caso. O objetivo é unir diferentes áreas do conhecimento em um diálogo colaborativo, no qual as fronteiras entre as especialidades se tornam mais flexíveis e se complementam em prol do paciente.
Esse processo transdisciplinar permite que a equipe pense junta em estratégias de intervenção, respeitando a singularidade de cada pessoa e evitando uma visão fragmentada. Assim, construímos um plano de cuidado integrado, que não se restringe a uma única especialidade, mas que considera a complexidade do ser humano em todas as suas dimensões — emocionais, cognitivas, sociais e físicas.
Para o paciente e sua família, isso representa um atendimento mais completo, onde cada detalhe é valorizado e cada conquista é acompanhada de perto por uma rede de profissionais que dialogam entre si. Essa forma de atuação reafirma nosso compromisso em oferecer não apenas tratamentos, mas um verdadeiro espaço de acolhimento, troca e crescimento compartilhado.
A psicoterapia de adultos é um processo científico conduzido por um psicólogo que visa ajudar o paciente a lidar com questões emocionais, comportamentais e relacionais através de compreensão, análise e intervenção por parte do profissional. Um adulto pode procurar psicoterapia diante de inúmeras adversidades da vida, como ansiedade e estresse, depressão, problemas de autoestima, relacionamentos afetivos e familiares, conflitos no trabalho, luto e perdas, traumas do passado, sentimentos de vazio ou insatisfação, entre outros.
A psicoterapia é um espaço seguro, confidencial e acolhedor onde o indivíduo pode falar livremente sobre seus sentimentos, pensamentos, dificuldades e conflitos, e o psicólogo, através de técnicas verbais e não verbais, auxilia o paciente a compreender melhor seus padrões de pensamento e comportamento, desenvolver ferramentas para lidar com desafios emocionais, desenvolver o auto conhecimento e auto compreensão, e assim melhorar a qualidade de vida mental do indivíduo.
A psicoterapia infantil é um conjunto de técnicas científicas que auxilia a criança a lidar com dificuldades emocionais e comportamentais que possam estar atrapalhando o seu dia a dia, da família, e seu bom desenvolvimento. O processo psicoterapêutico infantil utiliza de recursos lúdicos como jogos, brincadeiras e desenhos como ferramentas para intervir e promover a auto percepção da criança em relação aos seus próprios comportamentos e sentimentos. Essas ferramentas são imprescindíveis com o público infantil, uma vez que ainda não possuem recursos cognitivos e emocionais suficientes para conversar a respeito de suas dificuldades.
A psicoterapia infantil é um bom recurso diante de dificuldades comportamentais e emocionais da criança, como por exemplo agressividade, choros e birras excessivos, perdas familiares, casos de doenças, acidentes, bullying, entre outros. É importante pontuar que o processo psicoterapêutico infantil necessita da participação dos pais em eventuais sessões para compreensão da dinâmica familiar, e de comportamentos da criança e familiares. Além disso, essas sessões promovem devolutivas do trabalho em andamento e orientações parentais para o cuidado psicológico do filho em casa.
O atendimento psicopedagógico é um processo individualizado que busca compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem, levando em consideração não apenas os conteúdos escolares, mas também os aspectos emocionais, cognitivos, sociais e familiares que influenciam esse processo. A psicopedagogia integra conhecimentos da pedagogia e da psicologia para apoiar crianças, adolescentes e até adultos a superar bloqueios relacionados à aprendizagem, desenvolver estratégias eficazes de estudo e fortalecer a relação com o saber.
Esse tipo de atendimento é indicado para estudantes que apresentam dificuldades persistentes em leitura, escrita e matemática, atraso no processo de alfabetização, problemas de concentração, atenção ou memória, além de desmotivação, resistência ou ansiedade em relação à escola. Também é recomendado para aqueles que enfrentam baixa autoestima relacionada ao desempenho escolar, desorganização nas tarefas e nos estudos diários, histórico de repetência ou defasagem entre série e idade, assim como para quem necessita de estratégias personalizadas para aprender de maneira mais autônoma.
O processo psicopedagógico inicia-se com uma entrevista detalhada com os responsáveis, na qual se busca levantar informações sobre a história escolar, familiar e emocional da criança ou adolescente. Em seguida, é realizada uma avaliação psicopedagógica que consiste na aplicação de testes e atividades específicas para compreender como o aluno aprende, identificar suas dificuldades e pontos fortes, além de fatores que possam interferir na relação com a aprendizagem. A partir desses resultados, é elaborado um plano de intervenção personalizado, que contempla atividades adaptadas ao perfil do estudante.
O atendimento acontece por meio de sessões regulares, nas quais são desenvolvidas atividades lúdicas, pedagógicas e terapêuticas que estimulam as funções cognitivas e a construção do conhecimento. Durante esse processo, há também um acompanhamento contínuo para ajustar as estratégias conforme o avanço do aluno. Além disso, a psicopedagogia trabalha em parceria com a família e, quando necessário, com a escola, oferecendo orientações para criar um ambiente acolhedor e favorável ao aprendizado.
Nos atendimentos, são trabalhados o desenvolvimento da leitura, escrita e raciocínio lógico, bem como a organização e o planejamento das tarefas escolares. Estimula-se a concentração, atenção e memória, ao mesmo tempo em que se promove a melhora da autoestima e da motivação para aprender. O processo também envolve a construção de estratégias eficazes de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e da confiança nos estudos, e o acompanhamento do aspecto emocional relacionado à vivência escolar, considerando que os fatores emocionais têm grande impacto no rendimento acadêmico.
A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação do funcionamento cognitivo, como memória, atenção, funções executivas, quociente intelectual, linguagem e velocidade de processamento das informações. Essa investigação tem o intuito encontrar possíveis alterações desse funcionamento para auxiliar o médico (psiquiatra, neurologista, neuropediatra, geriatra etc.) a fechar possíveis diagnósticos de cunho neurológico, como por exemplo: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Demências entre outros. A avaliação neuropsicológica também auxilia outros profissionais da saúde ou educação, como fonoaudiólogos, psicopedagogos e médicos a conduzirem os seus tratamentos de maneira mais eficaz.
O processo é realizado através de entrevistas com o paciente e familiares, aplicação de testes neuropsicológicos padronizados e normatizados, e aplicação de escalas de humor e comportamento. A avaliação pode ser realizada apenas por um neuropsicólogo e tem como público alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos com alterações cognitivas e dificuldades escolares.
A Neuropsicopedagogia é uma área que une conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para compreender como o cérebro aprende e identificar os fatores que podem interferir nesse processo. Nosso atendimento é voltado para o desenvolvimento completo da aprendizagem, considerando os aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais e pedagógicos de cada aluno.
Esse acompanhamento é especialmente indicado para crianças e adolescentes que apresentam dificuldades em leitura, escrita ou raciocínio lógico, problemas para organizar, planejar e executar tarefas, desatenção, impulsividade ou agitação. Também atende alunos que têm dificuldade para compreender instruções, atrasos na linguagem ou coordenação motora, baixo rendimento escolar mesmo com apoio pedagógico, e aqueles com diagnóstico ou suspeita de transtornos como TDAH, dislexia, discalculia, TEA e outros.
Nosso processo começa com uma entrevista detalhada com os responsáveis para conhecer a história do aluno, seguida por uma avaliação completa que investiga a atenção, memória, linguagem, funções executivas, raciocínio lógico e aspectos emocionais que podem impactar o aprendizado. Com base nessa avaliação, desenvolvemos um plano de intervenção personalizado, focado nas necessidades específicas de cada aluno.
As sessões de atendimento são realizadas semanalmente, utilizando estratégias variadas como jogos, dinâmicas, atividades pedagógicas adaptadas e recursos tecnológicos para fortalecer as áreas que precisam de mais atenção. Além disso, mantemos uma comunicação constante com a família e a escola, oferecendo orientações que garantem um ambiente acolhedor e favorecem o progresso do estudante.
Nosso objetivo é ajudar o aluno a superar seus desafios, desenvolver suas potencialidades e conquistar autonomia, autoestima e sucesso no percurso escolar.
A fonoaudiologia é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações relacionadas à comunicação humana e às funções orofaciais. Atua em diversas fases da vida, auxiliando no desenvolvimento da fala, linguagem, voz, motricidade orofacial e deglutição, entre outras funções essenciais para a qualidade de vida. No contexto escolar, a fonoaudiologia tem papel fundamental ao ajudar crianças e jovens a superar dificuldades que impactam o aprendizado, como problemas na compreensão e expressão da linguagem, articulação incorreta dos sons e alterações no ritmo da fala, que podem prejudicar o desempenho em leitura, escrita e comunicação em sala de aula.
Os atendimentos fonoaudiológicos são indicados para pessoas de todas as idades e abrangem diversas áreas que envolvem a linguagem oral e escrita, auxiliando aqueles que enfrentam dificuldades para se expressar, compreender, ler ou escrever. Também atuam nas questões relacionadas à fala, como alterações na articulação dos sons, que podem incluir trocas ou omissões de letras.
Além disso, a fonoaudiologia trata alterações na voz, como rouquidão, cansaço vocal e mudanças na qualidade, intensidade ou frequência da voz. A motricidade orofacial, que envolve funções essenciais como mastigação, respiração, sucção, deglutição e movimentação dos órgãos da face, também faz parte do atendimento. Para pessoas que apresentam alterações na fluência, como a gagueira, são oferecidas intervenções específicas para melhorar o ritmo da fala. Problemas relacionados à deglutição, como dificuldades para engolir alimentos ou líquidos — situação conhecida como disfagia — são tratados em diferentes faixas etárias.
Cada atendimento é cuidadosamente personalizado, iniciando-se com uma avaliação criteriosa que orienta a definição de objetivos terapêuticos alinhados às necessidades individuais de cada paciente. O trabalho do fonoaudiólogo tem impacto direto no desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida, promovendo a autonomia na comunicação e nas funções essenciais do dia a dia.
O principal objetivo é favorecer o desenvolvimento da linguagem, aprimorar a comunicação e fortalecer a autoconfiança do paciente, contribuindo para uma vida mais plena e participativa.
O Processamento Auditivo refere-se à forma como o cérebro interpreta, organiza e dá sentido aos sons que ouvimos. Diferente da simples detecção do som pelo ouvido, o processamento auditivo envolve habilidades cognitivas complexas, como localizar sons, entender fala em ambientes ruidosos, perceber diferenças entre sons parecidos e lembrar ou repetir o que foi ouvido.
Quando há alguma falha nesse processamento, mesmo que a audição esteja normal, a pessoa pode apresentar dificuldades para compreender o que ouve, especialmente em situações desafiadoras. Isso pode impactar diretamente a linguagem oral e escrita, aprendizagem, leitura e escrita.
Para quem é indicado o atendimento?
O atendimento é recomendado para crianças, adolescentes e adultos que apresentam:
Dificuldades escolares persistentes, especialmente nas áreas de leitura, escrita e interpretação de texto;
Dificuldade para entender quando há barulho ao redor, como em sala de aula ou reuniões;
Pede muitas vezes para repetir o que foi dito, mesmo sem perda auditiva diagnosticada;
Problemas de memória auditiva, como esquecer rapidamente o que ouviu ou dificuldade para seguir instruções verbais;
Dificuldade para contar histórias ou relatar fatos na ordem correta;
Fala “atropelada” ou com pausas frequentes para pensar no que foi dito;
Atenção auditiva reduzida, parecendo “desligado” durante conversas ou atividades escolares;
Histórico de otites na infância, que podem ter afetado o desenvolvimento auditivo nos primeiros anos.
Como é feita a avaliação?
A avaliação do Processamento Auditivo Central é realizada por um fonoaudiólogo especializado, por meio de testes clínicos padronizados, que avaliam diferentes habilidades auditivas. Esses testes são aplicados em ambiente controlado, com uso de fones de ouvido e equipamentos específicos.
O treinamento auditivo em cabine é uma intervenção especializada, realizada exclusivamente por fonoaudiólogos, que visa aprimorar a capacidade do cérebro em processar e interpretar os sons recebidos pelos ouvidos. Realizado em um ambiente controlado e silencioso, o treino utiliza exercícios auditivos específicos para estimular habilidades como atenção, discriminação, memória e processamento temporal dos sons. Esse tipo de atendimento é indicado para pessoas que apresentam dificuldades auditivas que afetam a comunicação, a aprendizagem ou a compreensão em ambientes com ruídos. O objetivo do treinamento é fortalecer as funções auditivas centrais, melhorar a percepção sonora e facilitar a comunicação cotidiana, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Estes exames auditivos avaliam a função do ouvido e são indicados para pacientes que apresentem queixas relacionadas à audição. Também são pré- requisitos para avaliação do Processamento Auditivo.
Audiometria tonal: mede os limiares de audição para diferentes frequências sonoras, identificando o grau e o tipo de perda auditiva.
Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreensão da fala, analisando como o paciente reconhece e repete palavras em diferentes intensidades.
Imitanciometria (ou impedanciometria): examina as condições da orelha média, incluindo a mobilidade do tímpano e a presença de alterações como infecções ou disfunções da tuba auditiva.
Após os exames, é emitido um laudo detalhado com os resultados e orientações clínicas específicas, garantindo um diagnóstico preciso da saúde auditiva; caso necessário, o paciente é encaminhado para acompanhamento fonoaudiológico ou médico, assegurando condutas adequadas para cada caso.
O programa voltado à criação de hábitos e rotinas de estudo tem como principal foco ajudar o aluno a desenvolver autonomia, organização e consistência em sua vida acadêmica. Muitos estudantes enfrentam dificuldades não por falta de capacidade, mas por não saberem como se organizar, o que estudar, quando começar ou como manter o foco. A ausência de estratégias e rotinas bem estruturadas pode levar à procrastinação, acúmulo de tarefas, ansiedade antes das provas e, consequentemente, queda no rendimento escolar.
Pensando nisso, o programa oferece um acompanhamento personalizado que visa transformar a relação do aluno com os estudos. Desde o início, é feito um levantamento das necessidades individuais, levando em conta o estilo de aprendizagem, os horários disponíveis e os desafios enfrentados no cotidiano. A partir daí, é construída, junto com o estudante, uma rotina de estudos realista, eficiente e adaptada à sua realidade.
Ao longo do processo, são trabalhadas estratégias práticas como a organização de agendas, uso de cronogramas semanais e mensais, planejamento de prazos e metas, além de técnicas de leitura, elaboração de resumos, mapas mentais e métodos eficazes de revisão de conteúdo. Também é oferecido suporte para o preparo adequado para avaliações, ajudando o aluno a distribuir o conteúdo ao longo do tempo, evitando os estudos de última hora.
Mais do que ensinar a estudar, o programa busca desenvolver habilidades de autorregulação, ou seja, a capacidade de o próprio aluno reconhecer o que precisa melhorar, ajustar sua rotina e manter-se motivado, mesmo diante das dificuldades. O acompanhamento contínuo permite não apenas a correção de falhas ao longo do caminho, mas também o reconhecimento e valorização dos avanços, promovendo um ciclo de crescimento e confiança.
Esse trabalho é especialmente indicado para estudantes que apresentam dificuldades em manter a constância nos estudos, que deixam tudo para a última hora, têm dificuldades de concentração, não sabem por onde começar ou se sentem sobrecarregados com a rotina escolar. Ao promover hábitos de estudo mais saudáveis, o programa contribui para uma melhora significativa no desempenho acadêmico, além de impactar positivamente a autoestima, a autonomia e o senso de responsabilidade do aluno.
No fim das contas, trata-se de muito mais do que aprender a estudar: é sobre construir uma postura mais ativa, consciente e confiante diante dos desafios escolares e da própria aprendizagem.
Além dos atendimentos clínicos, a Integrare também se dedica à formação e atualização profissional, oferecendo cursos nas áreas de Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia. São formações que unem teoria e prática, sempre conduzidas por especialistas experientes e alinhadas às demandas atuais das práticas educativas e clínicas.
Oferecemos ainda supervisão clínica nessas três áreas, criando um espaço de troca, reflexão e aprimoramento para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e enriquecer sua prática. A supervisão é conduzida de forma ética e cuidadosa, proporcionando segurança, suporte técnico e desenvolvimento contínuo.
Por que fazer supervisão?
Análise e discussão de casos clínicos reais.
Orientação segura para diferentes contextos de atuação.
Ampliação de estratégias terapêuticas e educacionais.
Atualização profissional e embasamento científico.
Reflexão ética e fortalecimento da identidade profissional.
A supervisão é um espaço que conecta teoria e prática, promove desenvolvimento contínuo e garante maior segurança e efetividade no atendimento a pacientes, famílias e instituições.
Temas: TDAH, adaptações curriculares, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, estratégias inclusivas, habilidades socioemocionais, entre outros.
Oferecemos cursos voltados para profissionais da saúde, da educação e instituições de ensino, conduzidos por especialistas com mais de 15 anos de experiência clínica.
Nossos cursos abordam temas como:
TDAH, dificuldades de aprendizagem e adaptações curriculares.
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
Estratégias inclusivas no contexto escolar.
Habilidades socioemocionais e práticas de regulação emocional.
Intervenções psicopedagógicas e fonoaudiológicas aplicadas ao ambiente educacional.
Diferenciais
Conteúdo científico aliado à prática clínica e escolar.
Formação dinâmica, com exemplos reais e aplicáveis ao dia a dia.
Troca de experiências entre profissionais e educadores.
Possibilidade de formações personalizadas para escolas e instituições.
Cursos realizados na clínica ou diretamente no local da instituição.
O objetivo é qualificar práticas, ampliar estratégias de intervenção e promover ambientes mais inclusivos, acolhedores e eficazes.
As aulas de reforço individualizadas são planejadas com base nas necessidades específicas de cada aluno, considerando suas dificuldades, ritmo de aprendizagem e forma de compreender os conteúdos escolares. Diferente do reforço tradicional em grupo, esse formato personalizado permite uma atenção exclusiva, focada nos pontos que realmente exigem apoio, sem seguir um modelo genérico. O objetivo principal é oferecer suporte direcionado, respeitando o estilo cognitivo do aluno e criando condições mais eficazes para a construção do conhecimento.
O processo tem início com uma avaliação cuidadosa, que pode incluir a análise de materiais escolares, escuta dos responsáveis e, quando possível, diálogo com professores. Essa etapa é fundamental para identificar quais conteúdos ou habilidades precisam ser reforçados, bem como entender a melhor forma de abordá-los. A partir dessas informações, é elaborado um planejamento personalizado, com atividades e estratégias adaptadas à realidade do estudante, levando em conta sua idade, série, dificuldades apresentadas e também seus pontos fortes.
Durante as aulas, o acompanhamento é contínuo. O aluno é incentivado a participar ativamente, tirando dúvidas, testando novas formas de aprender e desenvolvendo mais segurança diante dos desafios escolares. O ritmo de trabalho é ajustado conforme o progresso observado, permitindo que as dificuldades sejam superadas sem pressão excessiva, mas com constância e foco nos resultados. Além do conteúdo em si, também são fortalecidas competências como organização, atenção, interpretação de textos e resolução de problemas — habilidades essenciais para o bom desempenho em qualquer disciplina.
Outro aspecto importante desse tipo de atendimento é o envolvimento da família e, sempre que possível, da escola. Através de orientações e troca de informações, todos os envolvidos passam a trabalhar em conjunto, promovendo um ambiente mais coerente e acolhedor para o aluno. Isso facilita não apenas a melhora no rendimento escolar, mas também a motivação, a autoestima e o engajamento com os estudos.
As aulas de reforço individualizadas são indicadas para estudantes que apresentam dificuldades em disciplinas específicas, lacunas em conteúdos anteriores, baixa confiança para participar das aulas regulares ou que precisam de um acompanhamento mais próximo para desenvolver certas habilidades acadêmicas. Ao oferecer um apoio direcionado e respeitoso com as particularidades de cada aluno, essas aulas se tornam um espaço de desenvolvimento real, onde o conhecimento é retomado com significado, favorecendo uma evolução sólida e duradoura.
Outro diferencial da Integrare é a consultoria transdisciplinar especializada para instituições de ensino que desejam fortalecer práticas pedagógicas e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Nossa equipe oferece orientações personalizadas para lidar com diferentes demandas. Essa parceria amplia o olhar sobre os estudantes, promove práticas pedagógicas mais inclusivas e fortalece o vínculo entre família, escola e profissionais da saúde.Supervisores com mais de 15 anos de experiência clínica oferecem acompanhamento a profissionais que desejam qualificar sua prática e ampliar seus recursos de intervenção.
Nossos focos de atuação
Orientações para práticas pedagógicas inclusivas, adaptadas às necessidades dos alunos.
Fortalecimento da parceria escola–família–profissionais de saúde, garantindo um acompanhamento integrado.
Discussão de casos e construção de estratégias personalizadas para cada contexto escolar.
Capacitação de professores e equipes pedagógicas para lidar com desafios cotidianos.
Diferenciais
Atuação transdisciplinar, unindo Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia.
Experiência clínica de mais de 15 anos aplicada ao contexto escolar.
Abordagem prática e colaborativa, sempre com foco no desenvolvimento do aluno.
Consultorias realizadas na própria escola ou na clínica, de acordo com a necessidade da instituição.
Nosso objetivo é aproximar escola, família e saúde para que cada estudante tenha a oportunidade de aprender, se desenvolver e alcançar seu máximo potencial.
Clínica Integrare
CNPJ. 46.165.181/0001-07
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